O mofo é parte integrante do meio ambiente natural, é um fungo microscópico que se reproduz por meio de partículas vivas denominadas esporos que flutuam no ar externo e interno de ambientes.

Nos ambientes úmidos, os esporos se reproduzem formando colônias de fungos. A condição essencial para o desenvolvimento de fungos é a alta umidade relativa do ar nos ambientes.

Em locais onde existem elevadas umidades relativas, o mofo é uma constante, sendo propício ao aparecimento de ácaros e bolor, que são os responsáveis por alergias e asmas.

Fungos não são animais e nem vegetais, eles pertencem ao reino Fungi e podem existir mais de 30.000 espécies. Os fungos são muito importantes no sistema ecológico, pois sua função é a decomposição dos materiais orgânicos. Eles comem de tudo: couro, papel, madeira, metal, seu quadro predileto ou livros raros, sua bolsa de couro ou tv´s de última geração, carpetes, cortinas, armários, enfim, qualquer coisa. Eles estão aí para isso mesmo.

Os fungos também fazem mal à saúde porque, normalmente, o ciclo de vida deles é de 30 dias. Quando chegam à fase adulta, liberam milhões de esporos (seus órgãos reprodutores), que ficam em suspensão no ar. Ao serem inalados podem desencadear crises de alergias respiratórias. Quanto maiores a umidade e a temperatura, melhor a condição de vida para eles, mais rapidamente e em maior volume se proliferam. Os seres humanos, mesmo os mais saudáveis, em contato contínuo com agentes agressores, desenvolvem problemas alérgicos.



Posso fazer um Desumidificador em casa mito
Cuidado com produtos caseiros e não controlados pela ANVISA. A maioria dos desumidificadores portáteis são à base de Cloreto de cálcio que é um produto super alcalino e que não pode ser manipulado sem cuidados especiais, pois pode causar complicações alérgicas na pele. Qualquer produto químico não pode ser manipulado sem os devidos cuidados.

Desumidificadores elétricos são melhores que os portáteis mito
Desumidificadores Elétricos são caros, consomem energia e são barulhentos.

O mofo causa mais danos a equipamentos elétricos e eletrônicos verdade
Deve-se ter um cuidado enorme em Home office, escritórios e sala de computadores. A oxidação é um tipo de ferrugem que corrói, além do metal, componentes eletrônicos. Para evitar que estes e demais objetos se deteriorem por causa da oxidação é necessário evitar que entrem em contato com o ar em umidade relativa alta ou acima do recomendado, que gira entre 50% e 60%.

Uma limpeza com desinfetante elimina o mofo Mito
Uma limpeza superficial pode retirar os esporos, dando a impressão de que o mofo foi eliminado, mas somente a eliminação dos fungos é que pode garantir o desaparecimento e a não expansão do mofo. Para isso, é necessária a aplicação de produtos antimofo específicos.

Calor e alta umidade é o terreno ideal para ácaros verdade
Os ácaros vivem nas fibras de tecidos, principalmente: colchões, travesseiros, roupas de cama etc. Se o número de ácaros é elevado, pode causar os sintomas de alergias comuns, tais como espirro, congestão nasal e coceira nos olhos. Se a umidade for reduzida, os ácaros não têm um ambiente propício para viver e reproduzir-se.

SOLUÇÕES
EFICIENTES
E PRÁTICAS

Uso de Desumidificadores de ambiente portáteis a base de Cloreto de Cálcio, que absorve a umidade do ar.

Inspira Air passa por rigorosos testes de qualidade, sendo protegido pela tela de TNT, que não permite que o produto vaze, preservando sua funcionalidade e durabilidade.

Como funciona?
O ar ambiente contém umidade em forma de vapor d’água em quantidade variável de acordo com a temperatura.

O vapor d’água é absorvido pelo Cloreto de Cálcio transformando o vapor em gotas de água que são recolhidas em seguida ao recipiente.


Outras dicas

  • Instalar exaustores de ar nos banheiros e cozinha.
  • Secar as superfícies onde ocorreu condensação de umidade do ar (ar-condicionado, secadora de roupas, panelas, chuveiros etc).
  • Eliminar eventuais infiltrações de água.
  • Limpar chuveiros, banheiras, vasos sanitários, armários e cozinhas com água sanitária.
  • Evitar o uso de vaporizadores ou aparelhos à base de vapor.
  • Manter as portas dos banheiros fechadas durante e logo após os banhos, reduzindo, assim, a migração de umidade para as demais dependências.
  • Evitar o emprego de plantas com bandejas de vasos com água.